segunda-feira, 21 de junho de 2010

Mamar

Desde o início da gravidez, ou mesmo antes disso, sonhava amamentar...me via com o bebê no peito naquela imagem bem característica de mãe de comercial de televisão! 
Para tanto procurei saber o que deveria fazer para preparar as mamas e dar show...afinal de contas, queria dar de mamar aos dois ao mesmo tempo. Num dos encontros de gravidinhas organizado pela Zazou, (uma loja para grávidas que eu adoro e recomendo) tive a oportunidade de conhecer a querida Eneida Bittar, enfermeira, consultora e educadora em aleitamento materno. Após a deliciosa "palestra bate-papo", super esclarecedora, combinamos um encontro e fiz uma "aula particular" de aleitamento, com direito a exercícos com bonecos.   Apesar de alguns palpiteiros de plantão torcerem o nariz, foi providencial para mim. Eu também acreditava (equivocadamente) que os bebês mamassem automaticamente assim que fossem colocados diante do peito (em filmes e novelas é sempre assim, he he he!). 
Mas, vida real é diferente, então segui as  orientações: banhos de sol (ou de luz) nas mamas, evitei cremes e óleos e usei conchas apropriadas. Nada exagerado, no entanto.
Pronto, os meninos chegaram e o Marco foi o primeirão (Massimo passou 12h na UTI neonatal por causa das 3 voltas do cordão no pescocinho dele) e as enfermeiras realmente ajudaram muito: ajeitam o bico da mãe, a boquinha do bebê, os ombros tensos e ainda destreinados da mamãe, as escapadas do bebê, as sonecas deles no peito...Marco ganhou logo o apelido de "Cosquinha" porque só mamava se fizessem cosquinha atrás da orelha dele, rs rs! Quando foi a vez do Massimo, show desde o início: pega (forma de abocanhar a mama) perfeita e só largava depois de satisfeito, suava pelo esforço e logo veio o apelido de "Bigodinho" pois além de ser todo peludinho, ele ficava cheio de bolinhas de suor no bigode...um sugador vigoroso!
E dói sim. Até pegarmos o jeito, mas com empenho e persistência na prática, tanto mãe quanto bebê (ou bebês) e até o papai (que ajudou muito e sempre) passam a amar o momento das mamadas, é realmente sublime, e muito, muito compensador. 
Porém, logo na volta para casa demos mancada! Ao sair da maternidade entendemos (erroneamente) que os bebês deveriam mamar a cada 3 horas. Quando os bebês começaram a chorar várias vezes nas primeiras madrugadas, concluímos que estavam com cólicas, pobrezinhos! A Eneida veio nos "salvar" e disse na lata: "Cólica nenhuma, estão é famintos, querem peito!". Dito e feito, a cada choramingo, peito neles! Nota mil!
Amamentar os dois ao mesmo tempo é algo que me marcou muito. Algo muito diferente e mágico acontecia com meu organismo, que sensação prazerosa, relaxante, uma festa para os sentidos, bem estar total. E que sede! Eu dava o peito para os dois e Fernando me dava muita água! 
Recomendo, recomendo, recomendo!
Agora, uma pausa para umas tarefas de mãe mas ainda tem assunto neste tema.
Mil beijocas!

Marco e Massimo em pleno "deleite" - 28/07/2009

9 comentários:

  1. É delicioso, mas tive dificuldade em amamentar os dois ao mesmo tempo.
    Os teus pequenos ainda mamam, ou, até quando mamaram no peito?
    Senti falta dessa tua aula particular, na época fiz um curso de gestante mas nada específico para gêmeos e hoje, depois dessa experiência da amamentação, imagino que teria feito muita diferença.
    Bj.

    ResponderExcluir
  2. Oi Suzi, conheci seu blog através da Jemima. Parabénsb pela iniciativa e pelos pimpolhos.
    Tbm tenho meus gêmeos (um casal), que acabaram de fazer 1 ano.
    Eu amamentei no(s) peito(s) pouco tempo, mas tbm achei incrível o nosso "poder" de amamentar duas crianças de uma só vez (eu achava que era impossível e que só mesmo em filmes...). Mas não é que deu certo...rsss
    Um beijo e passa pra me visitar, quando der.
    Saúde e Felicidade pra vcs!!!

    ResponderExcluir
  3. Suzy, parabéns!! Vc é uma verdadeira mãezona de gêmeos, amamentando os 2 ao mesmo tempo!! Eu não tive essa sorte... Amamentei bastante a minha 1a. filha, mas quando vieram os gêmeos tive uma super hemorragia pós-parto e não tive leite nenhum, foram direto para o Nan.... Pena, pena e pena!! Mas amei ver a sua foto amamentando os 2, muito legal!!
    Beijos,
    Camila
    www.mamaetaocupada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ah, meu endereço é mamydegemeos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. "Cosquinha" e "Bigodinho" rs! sensacional... que meigo! lindos de viver!

    Suzy, com a sua autorização eu gostaria de postar algumas fotos daqui no twitter, mas antes eu preciso que você consinta... afinal são fotos pessoais e o meu limite de fã termina onde o teu começa!

    ResponderExcluir
  6. Olá Suzy! Parabéns! Que delícia que é amamentar e ainda mais dois ao mesmo tempo! eu consegui também!Tenho dois meninos, Miguel e Raphael. E apesar de muitos torcerem o nariz e me criticarem, eu amamentei os gêmeos até completarem 5 anos(quando eles não quiseram mais), e não me arrependo, sinto até saudades. Esse ano em Setembro, eles vão fazer 6 anos.
    Beijos linda! Saúde para toda a família.
    Ah! conheci seu blog através da Jemima(Vizinhos de útero).

    ResponderExcluir
  7. Olá Suzy,
    Parabéns pelos filhos. Também conheci teu blog pela Jemina. Achei muito linda a foto.
    Eu escrevi sobre isso no meu blog se quiseres ler:http://blogdex-alinedex.blogspot.com/2007/08/amamentao-materna.html
    Eu tenho trigêmeos. Sempre sonhei em amamentar, acho muito bonito, infelizment não tive muito leite!
    Beijos e saúde para a tua família,
    Aline

    ResponderExcluir
  8. Nossa q foto linda! De arrepiar! Tbm não tive esta sorte...fiz tudo igualzinho...li bastante, preparei a mama, fiz treinamento, preparei a tabela mo excell e imprimi, já q no meu caso seria uma espécie de rodízio, eu precisaria ter tudo anotadinho, ou seja, quem ficasse na mamadeira depois viria pro peito, o q estivesse no direito, passaria para o esquerdo e assim a roda ficaria girando...aff! Quanta ilusão! Tive o trio com 32 semanas...eles não podiam sugar (nem sabiam). Eu tirava meu leite na bomba da maternidade e dava na sonda e depois na chuquinha. Ficaram na UTI 31 dias e só nos últimos dias de Neo é q eles foram liberados para o peito...Daí amamentei por alguns dias e a fábrica secou. Já em casa, era só NAN. Graças a Deus se deram muito bem e quase nunca adoençem...mas nada como leite materno, né?
    Bjs...está de parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Suzy, muito bonito seu post. Estou gravida e tb muito preocupada com a amamentação e gostaria muito do contato da Enfermeira Eneida, de quem ja ouvi falar muito bem. Vc poderia me passar? Me disseram que ela tem um grupo de apoio no Campo Belo, vc conhece? Obrigada,

    ResponderExcluir